top of page
Médico
Plano de saúde
Muito embora tenham como objetivo garantir às pessoas o acesso à rede hospitalar, clínica e laboratorial, os planos de saúde nem sempre prestam um serviço de qualidade. Cancelamentos indevidos, ausência de autorização para procedimentos, aumentos abusivos são algumas possibilidades comuns nos dias de hoje. Saber reconhecer os direitos do consumidor e a ilegalidade dos serviços prestados são medidas imprescindíveis para não deixar um dos bens mais importantes do ser humano, que é a saúde, ser mitigado.
Erro médico
A medicina não é uma profissão de finalidade. Todavia isso não significa que o profissional da saúde possa ser relapso em sua atuação. Por mais que eventualidades possam acontecer durante um tratamento, elas não podem ser relevadas se decorrem da imprudência, da negligência, da imperícia ou mesmo do intuito do profissional. Para evitar esses excessos, existe o Direito.
Medicamento de alto custo
O Estado, através dos governos federal, estadual e municipal, tem o dever de garantir toda a proteção à saúde em benefício dos cidadãos. Nesse sentido, se a pessoa tem um diagnóstico que gere a necessidade do uso de um medicamento de alto custo, para o qual o cidadão não tem condições de aportar, o Estado deve garantir esse acesso. Para a distribuição desses medicamentos, é necessário seguir um procedimento administrativo específico. Contudo, eventualmente, pode haver dificuldades nessa situação.
bottom of page