top of page

Compliance

Integridade
Cada vez mais os órgãos públicos exigem da iniciativa privada o cumprimento de programas de integridade. A ética e a probidade administrativa são valores públicos que estão sendo compartilhados com os particulares na execução dos serviços. Para isso, as empresas devem contar com uma assessoria especializada que as permita atuar de maneira eficaz nesse ramo.

Prevenção à corrupção e lavagem de dinheiro
As Leis nº 9.613/98 e 12.846/13 foram marcos regulatórios importantes no Brasil para direcionar o entendimento público em relação aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. É comum que o Governo exija, nos programas de integridade e Compliance das empresas, pontos específicos para o respeito dessas leis.

Gestão de pessoas
O maior bem e o maior passivo de uma empresa são sua equipe de funcionários. Garantir regras de conduta, processos de treinamento e sanções compõem o projeto de Compliance na sua perspectiva humana. As consequências direta dessas atividades são a redução do custo da empresa e o aumento da motivação dos funcionários.

Redução de custos
Ao iniciar uma atividade empresarial nem sempre o proprietário mapeou seus processos e escolheu os caminhos mais simples e rentáveis para agir. Muitas vezes ele só avalia essas questões quando se encontra em uma grande crise. O Programa de Compliance serve de maneira direta e eficaz para levantar as red flags(ameaças) de uma atividade e criar soluções para elas.

Licitações
Está se tornando mais comum a exigência pelos órgãos públicos de programas de integridade/compliance para participação em licitações ou contratação pública. Muito embora a Administração não possa exigir um formato específico, é importante que as empresas tenham um programa factível, elaborado para suas realidades e necessidades, com eficácia e utilidade.
bottom of page